História do Município


AMARAJI, cidade hospitaleira situada na Zona da Mata Sul do estado de Pernambuco, que tem suas origens ligadas ao ciclo da cana-de-açúcar, produção esta que, até os dias atuais, é a principal da região.
AMARAJI: nome originário da Língua Tupi-Guarani, significa ”rio formado pelas chuvas”, ou ainda: ”rio das nuvens”, ”ama-água do céu ou da chuva”,”raji-abundante”.
DATAS IMPORTANTES:
• 23 de julho de 1868: Fundação do Povoado de Amaragy, com grafia originária do Tupi-Guarani. (depois, com o passar dos anos, a grafia passou a ser AMARAGI, obedecendo às mudanças oficiais da língua portuguesa, corrigido posteriormente para AMARAJI).
• 1879: Construção da Igreja Matriz de SÃO JOSÉ DA BOA ESPERANÇA.
• 09 de Novembro de 1889: Elevação à categoria de Vila e Emancipação Política do Município.
• 24 de Setembro de 1890: Desmembramento do Município de Escada.
• 11 de Outubro de 1890: Instalação do Município (Na ótica historiográfica destaca-se eventos e fatos onde um dialoga com o outro respectivamente, sendo que o evento histórico permeia todo o processo que culminará no fato, e isso corrobora a nossa história. Escada apenas reconheceu nossa emancipação no dia 11 de outubro de 1890, mas bem antes disso o povo desse torrão bendito já se intitulava Povo Emancipado – despertando o protagonismo para uma nova História, compreendendo a relevância de conhecer a própria história).
• 30 de Outubro de 1892: Realização da 1ª Eleição Municipal em AMARAJI, sendo o eleito o Sr. Coronel Francisco da Rocha Pontual, primeiro Prefeito eleito pelo voto direto em nosso Município.
• 22 de Novembro de 1890: os povoados de CORTÊS e PEDRA BRANCA, foram anexados ao Município de Amaraji.
• 14 de Dezembro de 1893: 1ª audiência do FORUM, realizada pelo Juiz de Direito Dr. José Antônio de Melo, para a criação da COMARCA DE AMARAJI.

Pela lei estadual de Nº 991, de 1º de Junho de 1909, a VILA DE AMARAJI foi elevada a categoria de CIDADE.
O amarajiense é, por natureza, um povo receptivo que gosta de receber bem os seus visitantes e conterrâneos. Possui uma forte tradição cultural, destacado-se entre os municípios circunvizinhos por estas peculiaridades.
A cidade, bem dividida, possui bonitas praças, forte tradição religiosa e uma natureza exuberante ao seu redor, rica em fontes de águas minerais, com banhos maravilhosos que enchem de prazer e alegria os seus moradores e visitantes.
AMARAJI:”terra das cachoeiras”, ”princesa dos canaviais”, “terra do maior, melhor e mais tradicional São Pedro da região”, AMARAJI ”de São José da Boa Esperança”.
Venha nos visitar. Estamos esperando de braços abertos e com o coração cheio de amor.


DESTAQUES