NOTA DE ESCLARECIMENTO – Prefeitura de Amaraji

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Publicado em 09 de abril de 2020, por Prefeitura Municipal de Amaraji | Categoria: Destaque

Em respeito aos munícipes de Amaraji e usuários do Sistema Único de Saúde, vimos através desta prestar um esclarecimento de saúde pública.

Foi veiculado em redes sociais uma “Nota de Repúdio à Direção do Hospital de Alice Batista”, mas tal nota foge de dados e evidências científicas.

O caso mencionado trata de uma puérpera, que deu à luz a seu filho no dia 08/04/2020 no Hospital Alice Batista dos Anjos, por um parto normal. A equipe que lhe prestou assistência constatou uma possível incompatibilidade do sistema sanguíneo da Mãe e do Bebê, pelo fato de os pais terem de tipos de Rh discordantes: ela Rh negativo, o companheiro Rh positivo.

Uma incompatibilidade sanguínea nos sistemas ABO e Rh pode, em futuras gestações causar desfechos e prognósticos ruins nos futuros bebês gerados pelo casal, podendo ser desenvolvida uma condição cientificamente conhecida como Eritroblastose Fetal. Recomenda administração de medicamento contendo anticorpos específicos contra essa incompatibilidade. Tal medicação serve para proteger a mãe e seus futuros bebês de complicações como a citada acima, e deve ser aplicada em até 72h do pós-parto.

Pois bem, nesse caso em questão o neonato não desenvolveu tal síndrome, haja vista suas boas condições de vitalidade atestadas pela equipe multiprofissional. A mulher está em pós-parto fisiológico (sem complicações). Em TODA MATERNIDADE, (mãe e bebê) permanece em observação clínica por 48h para minimizar riscos de complicações e só após esse período pode receber alta.

𝐀 “𝐟𝐚𝐥𝐭𝐚” 𝐨𝐮 𝐧𝐞𝐠𝐥𝐢𝐠ê𝐧𝐜𝐢𝐚 𝐚𝐭𝐞𝐬𝐭𝐚𝐝𝐚 𝐧𝐚𝐬 𝐫𝐞𝐝𝐞𝐬 𝐬𝐨𝐜𝐢𝐚𝐢𝐬 𝐟𝐨𝐠𝐞 𝐝𝐚 𝐫𝐞𝐚𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞, 𝐞 𝐬𝐞𝐫𝐢𝐚 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐬𝐞 𝐚𝐩𝐞𝐧𝐚𝐬 𝐞𝐦 𝟕𝟐 𝐡𝐨𝐫𝐚𝐬 𝐚 “𝐦𝐞𝐝𝐢𝐜𝐚çã𝐨” 𝐧ã𝐨 𝐟𝐨𝐬𝐬𝐞 𝐨𝐟𝐞𝐫𝐭𝐚𝐝𝐚 à 𝐩𝐚𝐜𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞. 𝐄𝐦 𝐫𝐞𝐬𝐩𝐞𝐢𝐭𝐨 à 𝐝𝐞𝐦𝐚𝐧𝐝𝐚 𝐞 𝐜𝐨𝐧𝐬𝐢𝐝𝐞𝐫𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐬𝐮𝐚 𝐧𝐞𝐜𝐞𝐬𝐬𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞, 𝐚 𝐦𝐞𝐝𝐢𝐜𝐚çã𝐨 𝐟𝐨𝐢 𝐩𝐫𝐨𝐧𝐭𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐞 𝐚𝐝𝐪𝐮𝐢𝐫𝐢𝐝𝐚 𝐩𝐞𝐥𝐨 𝐦𝐮𝐧𝐢𝐜í𝐩𝐢𝐨 𝐞 𝐚𝐝𝐦𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚𝐝𝐚 𝐧𝐚 𝐩𝐚𝐜𝐢𝐞𝐧𝐭𝐞, 𝐜𝐨𝐦𝐨 𝐩𝐫𝐞𝐜𝐨𝐧𝐢𝐳𝐚𝐦 𝐩𝐫𝐨𝐭𝐨𝐜𝐨𝐥𝐨𝐬. A paciente continua no hospital de acordo com PROTOCOLOS NACIONAIS DE ASSISTÊNCIA AO PARTO E AO RECÉM-NASCIDO para vigilância, mas não por falta de assistência ou de medicamentos necessários.

Veicular notícias falsas, sem respaldo e sem conhecimento de causa, gera prejuízo ao SUS, à saúde e à comunidade municipal. Fere os princípios da ética e da responsabilidade. Não sejamos multiplicadores de ódio, mas questionemos e perguntemos sim, esclarecimentos são prestados a todos que procuram, informação é a chave.

Nós que fazemos a saúde universal, equânime e integral da cidade de Amaraji, repudiamos discursos de ódio com cunho político quando não há respaldo para tal. Reafirmarmos nosso compromisso diante das necessidades dos pacientes e prestamos a referida nota para conhecimento de todos.

O HOSPITAL ALICE BATISTA DOS ANJOS reitera sua responsabilidade social e com a saúde pública.

Amaraji, 09/04/2020

𝐆𝐄𝐒𝐓Ã𝐎 𝐇𝐎𝐒𝐏𝐈𝐓𝐀𝐋𝐀𝐑 / 𝐇𝐀𝐁𝐀