História do Município

AMARAJI, hospitaleira cidade da Zona da Mata Sul do estado de Pernambuco, tem suas origens ligadas ao ciclo da cana-de-açúcar, cultura e produção que até hoje é a principal da nossa região.

AMARAJI: nome originário da Língua Tupi-Guarani, significa ”rio formado pelas chuvas”, ou ainda: ” Rio das nuvens”, ”Ama-água do céu ou da chuva”, ou ainda ”Raji-abundante”.

DATAS IMPORTANTES:

• 23 de julho de 1868: Fundação do Povoado de Amaragy, com grafia originária do Tupi-Guarani.

Depois, com o passar dos anos a grafia passou a ser AMARAGI, obedecendo às mudanças oficiais da língua portuguesa, corrigido posteriormente para AMARAJI.

• 1879: Construção da Igreja Matriz com a denominação de SÃO JO´SE DA BOA ESPERANÇA.
  • 09 de Novembro de 1889: Elevação à categoria de Vila.
  • 24 de Setembro de 1890: Desmembramento do Município de Escada.
  • 11 de Outubro de 1890: Instalação do Município. (Emancipação Política)
  • 30 de Outubro de 1892: Realização da 1ª Eleição Municipal em AMARAJI, sendo o eleito o Sr. Coronel Francisco da Rocha Pontual, primeiro Prefeito eleito pelo voto direto em nosso Município.
  • 22 de Novembro de 1890: os povoados de CORTÊS e PEDRA BRANCA, foram anexados ao Município de Amaraji.
  • 14 de Dezembro de 1893: 1ª audiência do FORUM, realizada pelo Juiz de Direito Dr. José Antônio de Melo, para a criação da COMARCA DE AMARAJI.

Pela lei estadual de Nº 991, de 1º de Junho de 1909, a VILA DE AMARAJI foi elevada a categoria de CIDADE.

O amarajiense é, por natureza, um povo receptivo que gosta de receber bem os seus visitantes e conterrâneos. Possui uma forte tradição cultural, destacado-se entre os municípios circunvizinhos por estas peculiaridades.

A cidade, bem dividida, possui bonitas praças, tradição religiosa e uma natureza exuberante ao seu redor, rica em fontes de águas minerais, com banhos maravilhosos que enchem de prazer e alegria os seus moradores e visitantes.

AMARAJI: ”terra das cachoeiras”, ”princesa dos canaviais”, AMARAJI  ”de São José da Boa Esperança”.

Venha nos visitar. Estamos lhe esperando de braços abertos e com o coração cheio de amor.